Cultura em Movimento: Hibridus Celebra Ano de Grandes Realizações em 2024 e Anuncia Novos Projetos para 2025
O ano de 2024 foi marcante para o Hibridus Ponto de Cultura, que reafirmou seu compromisso de fomentar a arte e a diversidade cultural na região do Vale do Aço.
Em um período repleto de ações que conectaram artistas, coletivos e a comunidade, o Hibridus consolidou-se como uma verdadeira incubadora cultural, criando oportunidades e multiplicando experiências artísticas para todos os públicos.
Ao todo, mais de 5.000 pessoas foram impactadas diretamente pelos projetos e eventos realizados ao longo de 2024.
Em parceria com a Cênika Eventos, o Hibridus realizou a 18ª edição do Seminaluz, trazendo a magia da iluminação natalina em diferentes pontos de Ipatinga.
As ações incluíram o acendimento das luzes na Ilha do Catavento, no Parque Ipanema, Estação Memória, além de apresentações musicais como a Cantata de Natal com o Coral da Fábrica de Sons e a participação especial do Grupo Violaço.
Também foi promovido o Circuito Natalino com o Trenzinho de Natal, animando famílias e visitantes durante o período festivo.
Com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), o Hibridus realizou o Cineclube LGBT+, com a exibição de 12 filmes de temática LGBT+ seguidos de debates.
Entre as ações de maior destaque esteve a exibição do curta “Gorete Canivete” no Presídio de Nova Era, presídio destinado a pessoas LGBT+.
A iniciativa não apenas buscou promover reflexão, respeito e diálogo sobre diversidade, mas também levou a experiência cultural a um ambiente que raramente recebe esse tipo de atividade, reforçando a importância de ações que contribuam para a inclusão e para a transformação social.
Em parceria com Reny Batista e Claudiane Dias, o Hibridus promoveu a 3ª edição do ENCONTR’ARTE...NEGRO, evento que reuniu rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas tanto no Parque Ipanema quanto no Espaço Hibridus.
A ação reforçou a importância da arte negra e a valorização da cultura afro-brasileira na região.
O Hibridus hospedou diversas vezes a Filó Incubadora Cultural, com exibições dos documentários “DE PONTO AOS PONTOS DE CULTURA”, “DA DANÇA ÀS DANÇAS”, “DO TEATRO AOS TEATROS” e “DA MÚSICA ÀS MÚSICAS”. A 7ª Edição do Mercado Livre na Dança trouxe uma apresentação internacional da Argentina, enquanto o espetáculo ADEÓ, do Hibridus, foi apresentado no Teatro do Centro Cultural Usiminas.
Por meio do projeto de manutenção do Espaço Hibridus Ponto de Cultura, via LPG estadual, foi realizado o Memórias em Movimento – um trabalho de resgate e celebração da memória de Ipatinga, com oficinas para o público infantil no MABA Gastrô, apresentações para crianças na Fundação Aperam Acesita e curso de memória no próprio Espaço Hibridus Ponto de Cultura.
O membro fundador do Hibridus, Wenderson Godoi, foi reeleito pela 3ª vez para a cadeira de Danças do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (CONSEC), reforçando a representatividade do coletivo na construção de políticas públicas para a cultura no estado.
O Espaço Hibridus Ponto de Cultura recebeu a circulação do coletivo Nomeiodeparacom (BH) e do coletivo Dispositivo Coreográfico (Uberlândia), ambos com espetáculos e oficinas que contribuíram para o intercâmbio cultural, além de hospedar o Básico Coletivo Artístico com o Slam Básico Ipatinga de fevereiro a setembro.
Em parceria com a Fundação Aperam Acesita, o Hibridus promoveu o Bosque Festival, celebrando a cultura alimentar, a música local e a diversidade gastronômica com food trucks. Já a 3ª edição da Acuenda - Manifestação artística e cultural pautada pela diversidade de gênero, viabilizada pela LPG Ipatinga, trouxe oficinas, exposições, apresentações e concursos voltados para a cena LGBT+ regional, fomentando a diversidade e a inclusão.
Enquanto Pontão de Cultura, o Hibridus realizou um Fórum Setorial de Pontos de Cultura do Vale do Aço e participou da 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, além de sediar o Fórum Setorial de Dança em Ipatinga.
Membros do Hibridus também compuseram o AVVA Coletivo de Arte, culminando na exposição “Modos de veracidade” na Galeria Hideo Kobayashi. A participação na 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília, reforçou o compromisso do grupo com a formulação de políticas culturais em âmbito nacional.
Com o patrocínio da Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, foi realizada a 17ª edição do ENARTCinho, importante mostra de artes cênicas para o público infantojuvenil.
Já através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o Hibridus atuou como incubadora cultural, auxiliando artistas regionais na elaboração de projetos e aprovando iniciativas próprias, como a circulação do espetáculo “ADEÓ”, a premiação como Ponto de Cultura, bolsa de intercâmbio para a Alemanha (concedida ao integrante Luciano Botelho) e a realização de um seminário literário.
Em 2024, o Hibridus também esteve presente na formação para lideranças LGBT+ em BH, pelo programa “Somos mais Minas Gerais”. Desde maio, o grupo integra a rede do Comitê de Cultura de Minas Gerais, promovendo rodas de conversa, oficinas, cursos e apresentações artísticas em Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, Belo Oriente e Santana do Paraíso.
O Hibridus confirma a continuidade de todas as ações do Comitê de Cultura e celebra a aprovação de novos projetos na PNAB de Ipatinga, além de recursos de emenda impositiva, que permitirão a realização de quatro grandes iniciativas de fortalecimento da cultura local:
1. Montagem do um novo espetáculo “Ornitorrinco” - Dirigido por Thereza Rocha (UFC), onde o processo contará com encontros presenciais em Fortaleza e em Ipatinga, consultorias especializadas, formações abertas, além da estreia do espetáculo no Teatro do Centro Cultural Usiminas.
2. Estruturação do Espaço Hibridus - Com aquisição de materiais cuja meta é melhorar a infraestrutura para ensaios, apresentações e ações formativas.
3. Festival “Roda Cultural” - Evento de dois dias no Parque Ipanema, com artistas e grupos locais em apresentações gratuitas, voltadas a promover ampla participação da comunidade, com acessibilidade e divulgação.
4. Publicação de um livro com a história do Hibridus distribuídos gratuitamente em bibliotecas públicas e comunitárias, preservando e compartilhando a trajetória do grupo e incentivando a reflexão sobre arte e cultura no Vale do Aço.
Com essa ampla programação, o Hibridus Ponto de Cultura segue empenhado em fortalecer o cenário artístico da região, promover o diálogo sobre diversidade cultural e democratizar o acesso à arte.
No mais o grupo deseja um ano novo repleto de realizações com muito movimento, arte e cultura para todos.
Ficha Técnica
Artistas: Luciano Botelho e Wenderson Godoi
Coordenação de Comunicação: Luciano Botelho
Gestão e Produção Executiva: Cênika Produções
Social Media: Priscila de Paula e Gabriela Teodoro
Assistentes de Produção: Gabriella Sandy, Mariany Almeida, Jany Francisca e Christiane Juliana
Direção Técnica e Logística: Morrison Deolli
Design Gráfico: FiP Design
Hibridus Ponto de Cultura
Transformando vidas e construindo memórias culturais no Vale do Aço.