Instituto do Inox inicia qualificação em Manutenção Mecânica para mulheres
Com 247 horas, formação curso vai até maio deste ano, com aulas teóricas e práticas no Centro de Formação da Aperam
Mais uma turma de mulheres iniciou uma jornada para buscar espaço na siderurgia. Ao todo, 20 candidatas foram selecionadas pela Fundação Aperam Acesita para cursar a qualificação de Manutenção Mecânica pelo Instituto do Inox.
A iniciativa integra o programa de Inclusão e Diversidade da Aperam e teve a aula inaugural na noite da última segunda-feira (06/01), no Centro de Formação da Aperam.
Segundo o coordenador de projetos da Fundação Aperam, Fabiano Araújo, a capacitação é voluntária, gratuita e não gera vínculo empregatício com a Aperam, porém a formação tem excelente reconhecimento no mercado no Vale do Aço.
“Ampliar espaço em uma profissão que até pouco tempo era majoritariamente ocupada por homens é um desafio que está sendo rompido pela Aperam. A formação é apenas o primeiro passo para abrir novas portas para cada uma delas no mercado industrial e metalmecânico”, enfatizou.
Para Cecília Silva, uma das alunas da turma de Manutenção Mecânica, a qualificação é um sonho que começa a se realizar.
“Sou filha de serralheria, tenho tios e parentes colaboradores da Aperam, me formei em Engenharia e sempre sonhei em estar aqui. Estou com grandes expectativas, pois admiro muito a empresa e sei que será uma jornada enriquecedora, principalmente por ser uma das maiores empresas do Vale do Aço”, comentou.
Mercado
O programa da qualificação em Manutenção Mecânica somam carga horária de 247 horas e inclui conhecimentos sobre saúde e segurança e desenvolvimento das relações humanas, além de desenvolvimento técnico em metrologia dimensional, desenhos, tecnologia, ferramental, conjuntos mecânicos, hidráulica básica, pneumática, lubrificação básica, ajustes, inspeção e tolerâncias e máquinas rotativas e desenvolvimento técnico em soldagem (Eletrodo Revestido) e oxicorte.