top of page

JVC – Colunista José Vicente Souza, 52 anos de Colunismo

  • Foto do escritor: Fernand Lodi
    Fernand Lodi
  • 22 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de ago. de 2024



Há 52 anos o itabirano José Vicente adotou a cidade de Governador Valadares e se tornou um dos ícones do colunismo no Leste Mineiro e fora dele


Desde 1970, o itabirano José Vicente de Souza atua como colunista social em Governador Valadares e não precisa perguntar a ele “Como aguenta?” “Ora, ninguém passa meio século trabalhando com algo de que não gosta. Está claro: ele ama festas, companhia de mulheres empetecadas e de empresários e tudo o mais que oferece a vida social.”


“Zé Vicente é um presente de Itabira para Governador Valadares. Intelectual desde sempre, mescla doçura com humor ácido, sem jamais perder a piada”, escreveu quando o itabirano completou 50 anos de colunismo escreveu a advogada Ana Suely Nogueira.


O Diário do Rio Doce foi um dos jornais em que José Vicente assinou a coluna. Atualmente edita o jornal Domingo Quality e administra um escritório de artes visuais.


Numa entrevista a um jornal, inquirido sobre “Qual a importância dessa atividade a que deram nome de Coluna Social?” Zé Vicente responde: “Sempre fez parte da diversidade de assuntos de um jornal, seja na capital ou no interior. Política, economia, cultura, esportes, sociedade ... A coluna social teve seu auge no glamour da figuras famosas, como na época em que Nina Chaves e Hildegard Angel escreviam grandes páginas em O Globo e Jornal do Brasil. Zózimo Barroso do Amaral era inteligente, antenadíssimo e irônico e fez muito sucesso com seu livro “Enquanto houver champanhe haverá esperança”.


Continuando, “A coluna social divulga políticos, empresários, inaugurações, festas e muito mais. Ibrahim Sued era um papa, lançou madames e pintores internacionalmente, criou frases e jargões, como ‘ademã, cavalo não desce escada’ e ‘sorry periferia’.”


Inquerido sobre a Vale do Rio Doce em Itabira José Vicente dispara: “Eu diria que a empresa Vale é uma madrasta de Itabira. Mãe é diferente, ama o filho e cuida bem dele. A revolta de alguns itabiranos é grande. A mineradora explora nossa riqueza e não faz nada por Itabira. Coração amargurado.”


“Alô, alô ZVZ, recebi e coloco fé no seu almoço de sábado, agora no Real Minas. Zé é um dos pioneiros do colunismo social. Lançou muita gente que hoje faz sucesso as suas custas e duvido que dão o retorno merecido”, declarou o colunista do mundo mágico da ostentação, Márcio Castelo Branco (DRD).


Parabéns José Vicente. Você merece todos os aplausos e ovações por todas as vivências e vicissitudes que o colunismo proporciona a todos que tem a coragem e determinação de enaltecer uma sociedade, atualmente decadente em valores e focada na excessiva exposição nas redes sociais e cada vez mais distantes da realidade desse mundo complexo e repleto de mudanças.


Como disse o renomado e admirável colunista Zózimo do Amaral, “enquanto houver champanhe, ainda há esperanças”, as champanhes ainda existem, mas as esperanças parecem que acabaram, pois no lugar da elegância, atualmente o que se observa é a super e medíocre exposição/ostentação em várias categorias sociais dos novos e turbulentos tempos nos quais estamos vivenciando.

Salve! Sucesso! Salve!

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram

ESSENCIAL AR

FERNADO LODI - FOTO ELVIRA NASCIMENTO (8) (1)_edited.jpg

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

31 988543133

bottom of page