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Foto do escritorFernand Lodi

Unimed Vale do Aço realiza a segunda safra do Café com Regulatório e Jornada do Cliente



Colaboradores de diversos setores da Unimed Vale do Aço participaram de mais uma edição do Café com Regulatório e Jornada do Cliente.


A segunda safra, como foi chamada, trouxe novos olhares e estratégias para a jornada do cliente.

O evento foi mais uma oportunidade para se discutir a cultura organizacional, a sinergia entre áreas e o papel fundamental de cada um na entrega de valor ao beneficiário, o qual é o centro de todas as ações da cooperativa.


Desde o primeiro ciclo, o projeto já demonstrou seu potencial para impactar diversas áreas da cooperativa.


O sucesso inicial motivou a ampliação para novos setores, com uma abordagem totalmente reestruturada.


Nesta segunda edição, o foco continuou sendo a entrega de valor, mas com um diferencial: desenhar a jornada de cada setor dentro da cooperativa.


“Entendemos o processo macro de cada área e identificamos onde poderíamos atuar para impactar positivamente a experiência do beneficiário. No dia do evento, apresentamos esse mapeamento para que os setores se reconhecessem e percebessem sua importância na cadeia de valor”, explicou Breno Silva, Bussines Partner.


Inovação na Prática: A Dinâmica de Job Rotation


Uma das grandes novidades da segunda safra foi a integração com o projeto Job Rotation, já conhecido por promover a troca de experiências entre colaboradores de diferentes áreas.


Durante o evento, os participantes foram desafiados a resolver situações reais vividas por beneficiários, assumindo temporariamente a posição de outro setor. O impacto foi imediato.


“No início, eles acreditavam estar lidando com situações fictícias. Quando perceberam serem casos reais, muitos questionamentos surgiram: O que podemos fazer de diferente, de forma que o cliente seja o centro da operadora?”, contou Breno Silva. Esse exercício prático reforçou a importância de olhar para o cliente sob novas perspectivas, promovendo uma reflexão profunda sobre as práticas atuais.


Compromisso com a Melhoria Contínua: Para garantir que o aprendizado do evento se transforme em ação, os organizadores estabeleceram desde o início um compromisso claro: o foco é na melhoria dos processos, não em pessoas ou setores específicos.


Essa abordagem gerou um ambiente de confiança, no qual os colaboradores se sentiram à vontade para compartilhar suas percepções e sugestões.


“Coletamos insights valiosos diretamente de quem está na linha de frente. Agora, consolidamos um material robusto que será discutido com as lideranças para definir os próximos passos”, ressaltou Alysson Melo, coordenador de Inteligência em Relacionamento.


Atharís Isabela, analista do Núcleo Regulatório da Unimed Vale do Aço, contou de que forma o projeto impacta na rotina da cooperativa.


“A regulamentação da saúde suplementar é um tema essencial para o bom funcionamento da Cooperativa. Então, as áreas selecionadas para o segundo ciclo do café com regulatório e jornada do cliente estão diretamente ligadas a documentos e parâmetros legais. Portanto, orientá-la sobre as normas que regem os seus processos, impactará na conformidade regulatória, reduzirá o risco de penalidade e ainda assegurará a proteção jurídica da Operadora, o que, consequentemente, refletirá na qualidade de atendimento ao beneficiário e transparência das operações”, explicou.


A colaboradora Luana Sá, do setor de Cadastro, que participou do evento, o avaliou. “Gostei de todas as etapas do Café Regulatório, principalmente o momento em que foi explicado sobre os impactos jurídicos das ações de cada área. Também achei importante o fato de abrirem espaços para os participantes darem sugestões de melhorias para os setores. A experiência foi enriquecedora, fortalecendo a empatia, a colaboração e trazendo contribuições valiosas para o alinhamento e eficiência entre as equipes”, afirmou.


Próximos Passos: Um Olhar para o Futuro


Com o sucesso da segunda edição, os organizadores já planejam um terceiro ciclo para 2025, visando expandir ainda mais o impacto do projeto.


“Nosso plano é percorrer toda a operação da Unimed Vale do Aço, setor por setor, para garantir que a jornada do cliente seja sempre aprimorada, não apenas no ponto de vista regulatório, mas em todas as etapas percorridas pelo nosso beneficiário, impactando na melhoria de processos e na sustentabilidade da cooperativa”, explicou Victória Barros, do Núcleo Regulatório.


Essa segunda safra do Café com Regulatório deixou um legado importante: a transformação contínua da cooperativa para entregar cada vez mais valor ao beneficiário e fortalecer a cultura de colaboração interna.

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